terça-feira, 12 de agosto de 2008

hamburguer espiritual

O dia é feito de momentos e o momento de refeição é um deles.
Lá fui eu e um amigo meu, como tantas vezes vamos, a um restaurante onde temos buffet de salada que gostamos sempre de aderir.. no entanto, a primeira coisa que faço é inspirar fundo e perceber o que me apetece hoje.

Muito tranquilo vou colocando com aquele cuidado elegante de um balança que sou, dispondo a comida de uma forma que me parece equilibrada - cores, textura, gostos, cheiro e estado de espírito - tudo faz parte da justiça para com as quantidades que coloco no prato.
Tudo parecia normal até que num relance.... o cheiro a hamburguer caseirinho passa-me ligeiramente pelos sensores olfactivos... a vontade de comer um - ou dois! - surgiu de imediato como algo imperativo para aquele almoço...

Tentei ignorar o sucedido.. continuei a escolher o buffet vegetariano fingindo que aquelas imagens da carninha não me interessavam.. resistindo, resistindo... só fez pior! Apareceu o meu amigo com o belo do hamburguer bem no topo do prato dele.. ali a brilhar com molhinho e tudo... não aguentei e parti para a aventura... (sabia la eu onde me estava a meter)

Lá fui eu babado até ás rodelas de carne tostadas... primeiro a espátula estava caída no molho quente.. mesmo assim não me demovi e peguei nela... Outch!! queimei-me... ok.. neste momento parei.... mas houve um ligeiro sentido teimosia e pensei tentar de novo... OUTCH a dobrar!! ..... fiquei com a mão toda suja...

Aquilo não era normal... e durante 5 segundos respirei fundo... nessa altura senti o que se passava.... o universo tinha acabado de me dar um grande lição de vida..

Incrível ver os nossos processos de dependência.. eu sabia que não devia de comer.. no entanto algum registo se fez presente... na altura sabia o que se passava... e ... mesmo assim... lá fui eu na conquista por algo de uma forma desmedida sem olhar às condições que desde o início diziam tudo o que devia de ouvir.
Insisti, queimei-me.. e como se fosse insuficiente.. insisti de novo e queimei-me outra vez.. pergunto-me.... já não sabia? já não tinha sentido que devia estar quieto e limpar aquela energia de dependência que senti? claro que sim... mas... para aprender desta vez precisei de me queimar duas vezes...

quem disse que um almoço ou o simples acto de escolher comida não é espiritual?
nas coisas simples da vida também rebemos grandes aprendizagens.


Luz Cristalina


Sem comentários: